terça-feira, 5 de setembro de 2017

Disciplina "TIC" será obrigatória na educação básica em Portugal a partir de 2018

As tecnologias e suas linguagens de programação estão presentes em nossas vidas cada vez mais. Visando isso, a Direção Geral de Educação (DGE) de Portugal tornará obrigatório a partir do ano que vem, o ensino de programação e robótica na educação básica.

Será através da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que a DGE vai criar o acesso a estes novos conteúdos programáticos. Nesta disciplina os alunos vão aprender as noções de código, algoritmia e programação. Esta mudança no programa será inserida no âmbito do Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

A iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”, do Ministério da Educação de Portugal conta com apoio de universidades e institutos locais e decorre do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico“, que se iniciou em 2015 e envolveu mais de 70 000 alunos.

As inscrições para este projeto de robótica encerra-se próximo dia 15, e já conta com mais de 625 escolas cadastradas.
Esta iniciativa do Ministério da Educação pretende dotar o ensino com temáticas mais focadas nos empregos do futuro, modernizando desta forma os métodos de trabalho e permitirá que os alunos adquiram as competências necessárias para compreender, dominar e criar conteúdos relacionados com a programação, algoritmia e informática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário