terça-feira, 12 de março de 2019

Rede mundial de computadores completa 30 anos


Hoje, 12 de março, a rede mundial de computadores (www, a internet como conhecemos hoje) completa 30 anos de criação. A tecnologia de rede de computadores foi criada na década de 60 por militares e em março de 1989 o engenheiro britânico Tim Berners-Lee criou o método no qual cientistas podiam publicar suas descobertas. Dessa forma, a rede denominada World Wide Web passou a se tornar pública.

No Brasil
Aqui no país, a internet chega em 1988 por decisão inicial de sociedades de professores e alunos universitário do Rio e São Paulo. Porém, apenas em 1996 que o Brasil passou a ter sua própria rede e seus primeiros provedores comerciais, dando início a popularização da rede no país.

Ainda em 1996, nasce os dois principais portais da época: o Zaz, que após algumas compras e negociações entre empresas acabou se tornando o atual Terra, e o UOL. Época em que muitos se conectavam através de internet discada, a banda larga como conhecemos começou a se disseminar apenas nos anos 2000.

Google
Grande empresa da internet, criada inicialmente como buscador em 1998 e hoje domina muitas áreas de serviços na rede, o Google resolveu homenagear também o WWW. Quem acessava sua página inicial, pôde observar um doodle, ou seja, uma animação. Nela aparecia um computador antigo, tela de tubo, carregando lentamente uma imagem, demonstrando os primórdios da internet.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário