segunda-feira, 18 de março de 2019

Neto Virtual: educador ensina informática para idosos

Tudo começou quando Guilherme Gutierrez Saldanha, de 30 anos, começou a ajudar um amigo da família de 73 anos de idade a utilizar o computador. Ubirajara, hoje falecido, tinha interesse em utilizar o computador, navegar no Facebook e Google. Nisso, Guilherme viu uma oportunidade de trabalhar. Foi então que em 2015 o educador criou o projeto 'Neto Virtual". De lá para cá, Guilherme já atendeu cerca de 60 alunos.

Natural de Uruguaiana (RS), Guilherme assume a posição de neto, auxiliando idosos a utilizar recursos tecnológicos como tablets, smartphones e televisores. As aulas custam em torno de R$ 80,00. "A partir do momento que a pessoa me contrata, já entra na minha rede e sou o neto virtual dela. Mando cartãozinho, vídeos, converso, pergunto como está. É um carinho. Às vezes, sou até um psicólogo, quando precisa conversar, me manda um áudio, uma mensagem", conta o neto de Uruguiana.

Guilherme mora há 12 anos em Porto Alegre e irá se formar em História. Ele conta que as pessoas de mais idade têm mais dificuldade nas aulas, "mas sempre é tempo de aprender".

Publico em Jornal do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário